Seja bem-vindo(a), Faça login

Persiana Romana

 

 

Persiana Romana

A persiana romana é ideal para quem busca uma maior sofisticação e uma aparência mais aconchegante e elegante. 

O que é persiana romana?

A persiana romana é uma cortina normalmente feita de tecido, sustentada por varetas de alumínio que fazem a divisão em módulos / gomos. Essas varetas fazem a marcação e o vinco no tecido, mas não ficam aparentes, só aparecem no verso. E à medida que o tecido é recolhido para cima, ele vai se dobrando nesses módulos, e formando camadas sobrepostas, produzindo um volume na parte superior e proporcionando um belo efeito estético.

Quais são as vantagens da persiana romana?

As principais vantagens da persiana romana são:

  • combina a aparência de uma cortina tradicional com a praticidade e funcionalidade de uma persiana;
  • transmite a sensação de conforto e bem-estar;
  • garante um bom aproveitamento da luz natural, filtrando apenas os raios solares nocivos do sol (para o caso das persianas romanas translúcidas) ou garante um bom escurecimento (para o caso das persianas romanas blackout);
  • garante uma boa privacidade;
  • combina com qualquer tipo de decoração;
  • quando dispostas duas ou mais persianas lado a lado, as frestas que ficam são menores do que comparadas com as persianas rolô;
  • não necessitam de muita profundidade na instalação (ideal para sancas ou cortineiros estreitos, com espaço limitado).

E as desvantagens são:

  • precisa ter um bom espaço na parte superior da janela, cerca de 40cm para que a persiana fique fechada adequadamente quando estiver recolhida, já que ela produz um volume de altura equivalente a um “gomo”.  
  • não são adequadas para ambientes onde há muita gordura, cheiros fortes ou umidade, como banheiros e cozinhas, pois as dobras de tecido tendem a absorvê-las.

Quais são os tipos de persianas romanas?

São 3 os tipos de persianas romanas mais comuns, classificadas conforme o material:

Persiana romana blackout: o tecido possui uma camada emborrachada no verso que bloqueia a luz;

Persiana romana translúcida: o tecido é translúcido, ou seja, que passa claridade. Normalmente filtra entre 40 a 50% da luz.

Persiana romana de tela solar: o tecido é feito de tela solar, um material muito indicado para quem precisa controlar a luz e o calor no ambiente, sem deixá-lo escuro e que precisa de mais praticidade na limpeza (é um tecido lavável).

Como usar ou como abrir a persiana romana?

A cortina romana pode ter 3 tipos de acionamentos:

1 – acionamento tradicional: através de uma correntinha que você puxa e o tecido vai recolhendo no sentido vertical, podendo ajustar a persiana na altura desejada. As camadas de tecido se dobram e desdobram conforme o movimento.

2 – acionamento tradicional com comando de alívio: também feito de forma manual através de uma correntinha com uma engrenagem especial com mola que você puxa e o tecido vai se recolhendo com mais facilidade e leveza. É indicado para peças mais pesadas, que necessitam de mais força no acionamento.

3 – acionamento motorizado: feito através de controle remoto, tecla ou aplicativo de automação, garante uma facilidade e praticidade muito maior, além de aumentar a vida útil da persiana.

Tem bandô na persiana romana?

A persiana romana dispensa o uso do bandô, pois o próprio tecido dela reveste o trilho superior e faz o acabamento. Fica aparecendo apenas um pequeno filete de alumínio de cerca de 5mm.

A persiana romana pode ser usada em quais ambientes?

Normalmente é mais usada e indicada para quartos e salas. Porém, pode ser usada também em outros ambientes residenciais e comerciais, como cozinhas e escritórios. Porém, é importante salientar, que as dobras dos tecidos tendem a absorver mais gordura e umidade. E como normalmente os tecidos não são laváveis, a manutenção acaba inviabilizando esse modelo de persiana e favorecendo a opção da persiana rolô para esses ambientes.

Qual é o tamanho ideal da persiana romana?

O tamanho ideal da persiana romana vai depender do tipo da instalação desejada.

Para persianas embutidas dentro do vão ou para paredes inteiras: recomendamos descontar 1cm na largura e na altura, como folga de segurança, para não correr o risco de depois não caber. Lembrando que é necessário que o vão tenha uma profundidade livre de no mínimo 5cm.

Para persianas sobrepostas: recomendamos acrescentar entre 10 a 15cm para cada um dos lados. Ou seja, aumentar a persiana 20 a 30cm na largura em relação ao tamanho da janela. E na altura, também recomendamos acrescentar entre 10 a 15cm para baixo, e entre 15 a 40cm para cima, pois é importante observar que quando totalmente recolhida a peça produz um volume equivalente ao tamanho de uma camada. Portanto, a indicação ideal é que a instalação seja feita cerca de 40 cm acima da janela, evitando que o vento balance a cortina, causando desconforto e danos à janela e /ou parede.

Certifique-se sempre de medir sua janela corretamente antes da compra, para evitar qualquer problema. Caso tenha qualquer dúvida, não hesite em nos chamar pelo Whatsapp.

Como é feita a instalação da persiana romana?

A instalação é bem fácil. Pode ser feita no teto, na parede ou entre vãos. Basta seguir os passos a seguir:

  1. Marque os locais para fazer a furação (seguindo as dicas do manual)
  2. Fure a parede ou teto com a furadeira
  3. Parafuse os suportes de fixação
  4. Encaixe a persiana
  5. Pronto! Sua persiana estará instalada!

A persiana romana pode ser instalada em janelas grandes e altas, de pé-direito duplo?

A persiana romana não pode ser instalada em janelas de pé-direito duplo. A altura máxima recomendada para esse modelo de persiana é de até 2,70m de altura. Para janelas maiores, o ideal é usar persianas rolo.

Quais são os materiais mais utilizados na persiana romana?

As persianas romanas podem ser feitas de tela solar, madeira / bambu ou diversos tipos de tecidos. As mais comuns são as de tecidos.

As persianas romanas de tecidos translúcidos podem ser produzidas com tecidos de fibras naturais ou fibras sintéticas. E as cortinas romanas blackout podem ser produzidas com tecidos de fibras naturais, sintéticas ou de fibra de vidro com PVC. Confira as vantagens de cada um desses materiais:

Fibras Naturais – tecidos que tenham em sua composição as fibras naturais como o algodão, linho, rami, etc. são tecidos normalmente mais aconchegantes, mais macios. Porém, não são resistentes à ação do sol e contra umidade, pois as fibras naturais podem deformar. Então sempre é muito importante observar a composição do tecido, e caso tenha alguma dessas fibras, evite colocar em ambientes mais úmidos ou que peguem muito sol.

Fibras Sintéticas – tecidos de poliéster são muito mais duráveis e resistentes. O poliéster é uma fibra sintética ou artificial, que é fabricada pelo homem (não encontrada na natureza). Esses tecidos também garantem maior retenção da cor. É possível fazer a limpeza desses tecidos com pano levemente umedecido.

Fibra de Vidro e PVC – tecidos compostos com fibra de vidro e PVC possuem aquela aparência mais plastificada, de vinil. São tecidos laváveis e indicados para clínicas, hospitais, pessoas alérgicas ou ambientes que necessitam de uma limpeza com maior freqüência.   

Você vai encontrar diversas opções de cores e texturas ( persiana romana branca ; persiana romana preta ; persiana romana cinza ; persiana romana bege ; etc.)

Como são as persianas romanas da Persianet?

As persianas romanas da Persianet são produzidas sob medida e feitas à mão por pessoas especializadas e talentosas aqui no Brasil. Não são persianas que vem prontas e importadas da China, como em muitas dessas lojas de home Center. São cuidadosamente embaladas e despachadas para todo Brasil. Com materiais de alta qualidade, componentes de primeira linha e métodos de fabricação testados e aprovados, nossas cortinas romanas são muito resistentes e com ótimo preço.

Você poderá encontrar uma enorme variedade de modelos, materiais, tamanhos e cores.  As coleções de tecidos foram cuidadosamente escolhidas pela arquiteta da nossa equipe, buscando sempre oferecer o que há de mais moderno e dentro das tendências atuais de decoração.

A persiana romana da Persianet vem completa, pronta e montada. É só fazer a fixação, que também não é difícil. Qualquer pessoa que saiba manusear uma furadeira conseguirá instalar. Também enviamos um manual de instalação detalhado com o passo a passo e todo o kit instalação completo com parafusos, buchas e suportes adequados à fixação (teto ou parede).

 

Confira também nossas coleções nos outros modelos que trabalhamos: Persiana Shagrilá ; Persiana Double Vision ; Persiana Painel ; Persiana Rolô ; Persiana Caixa Box ; Persiana Madeira ; Persiana Horizontal ; Persiana Vertical ; Ombrelone