Seja bem-vindo(a), Faça login

persianas

Para que servem as persianas?

As persianas servem para filtrar o sol e proteger os ambientes contra os danos causados pelo sol, além de garantirem privacidade e valorizarem a decoração de qualquer ambiente. Também ajudam a barrar boa parte do pó e da sujeira externa, mantendo os ambientes mais limpos.

As persianas são produtos muito versáteis e podem ser feitas sob medida, no tamanho desejado.

Quais as vantagens das persianas em relação às cortinas?

As principais vantagens das persianas são:

  • Mais práticas para instalar e usar;
  • Mais fáceis de limpar;
  • Acumulam menos poeira;
  • Mais eficientes na proteção solar e na redução do calor no ambiente (modelo tela solar);
  • Maior variedade de modelos e soluções para diferentes espaços;
  • Podem ser recolhidas e facilitar assim a limpeza e o acesso aos vidros das janelas;
  • Não esvoaçam com o vento;
  • Garantem a possibilidade de controlar a luz e escolher o quanto de luminosidade que entrará nos ambientes, conforme o giro das lâminas;
  • Possibilitam escolher e controlar a visibilidade externa e o quanto de privacidade será necessário conforme a situação de cada momento;
  • Dão um ar mais moderno e contemporâneo ao ambiente;
  • Ocupam menos volume do que as cortinas, liberando mais espaço de circulação;   

Qual a persiana ideal pra mim?

Para escolher a persiana ideal, você precisa levar em conta praticamente 3 aspectos muito importantes:

- finalidade: qual é a sua intenção ao cobrir a porta ou janela com a persiana? Você precisa de privacidade? Proteção solar? Escurecimento? Valorização da decoração?

Existem um, dois ou mais modelos que vão atender e se adequar a cada uma dessas necessidades. Para isso, você precisa se atentar ao tipo de tecido, quanto de luminosidade que a persiana filtra, entre outros detalhes.

- ambiente: qual é o ambiente em que será colocado a persiana? É para uma cozinha? Sala? Quarto? Varanda? Ambiente comercial? Escritório?

Cada ambiente exige um tipo de persiana, principalmente na questão do material dela, praticidade na limpeza, resistência a umidade, resistência ao sol, etc.   

- tipo de janela: a persiana é para uma janela de tamanho tradicional? É Para uma porta? Uma janela alta de pé-direito duplo? Ou um janelão comprido? Quer instalar dentro do vão? Ou num espaço muito limitado, com pouca profundidade disponível?

Cada modelo de persiana possui especificações importantes, e antes de tudo é preciso verificar questões como a largura e altura máxima produzida, profundidade que ocupa, praticidade do acionamento, etc.

No menu da página principal (home) Persianet, você poderá filtrar e escolher a persiana ideal de acordo com as suas necessidades. Poderá selecionar por ambiente, cor, formato e finalidade. (** em breve)

É melhor cobrir só o tamanho da janela ou fazer até o chão?

Quanto se trata de cortinas de tecido, a maioria dos arquitetos e decoradores recomenda fazer as cortinas até o chão. Fica muito mais bonito e elegante. A não ser que tenha um balcão, um aparador ou algum outro móvel abaixo da janela. Já as persianas, podem muito bem ser feitas somente um pouco maiores do que as janelas, ou também podem ser embutidas dentro do vão.

Qual o tamanho ideal das persianas?

O tamanho ideal das persianas vai depender muito do modelo escolhido. Confira sempre a descrição técnica de cada produto, para verificar as dicas de medição daquela persiana. Mas de forma geral, normalmente o mais indicado é fazer as persianas no modelo horizontal cerca de 20cm maior na largura e na altura (sendo o acréscimo de 10cm para cada direção). Já as persianas de tecido no modelo rolô, double vision, romana, vertical, painel, etc. são recomendados acréscimos totais de 30cm na largura e na altura (15cm em cada direção).

Já no caso de persianas que serão embutidas dentro do vão, é indicado fazê-las sempre 1cm menor na largura e na altura, não importando o modelo. Essa recomendação é para que fique uma pequena folga de segurança. Mas é muito importante verificar se a profundidade do vão será suficiente para fazer a instalação. Cada modelo de persiana exige uma profundidade específica.